O Sistema funicular consiste na utilização de cabos de aço reforçado, para auxiliar o tráfego de composições ferroviárias trens, bondinhos, etc.) em linhas férreas muito íngremes.
Funicular vem do latim funiculus, que significa cordão, corda.
O sistema funicular implantado na Serra do Mar, ligando São Paulo a Santos, pela antiga São Paulo Railway, era o que vencia o maior desnível já construído. O sistema foi construído e mantido pelos ingleses. Neste sistema uma composição serve de contra-peso à outra, cada uma em uma ponta do cabo.
O primeiro sistema funicular, que foi denominado de Serra Velha, iniciou atividade comercial no ano de 1867, quando a Sao Paulo Railway começou a operar. Esse sistema comportou o tráfego de passageiros e cargas até a década de 1890, quando um segundo sistema funicular, de maior porte, começou a ser construído. O novo sistema foi denominado de "Serra Nova". Começou a operar em 1901.
O 1º Sistema Funicular ou Serra Velha, constituíu-se na construção de quatro planos inclinados interligados por patamares, onde estavam instalados um sistema de máquinas fixas acionando os cabos de aço, que puxavam a composição ferroviária.
Nos chamados patamares, eram efetuadas as trocas dos cabos de sustentação e assim a composição novamente subia ou descia a serra, agora sendo tracionada por outra máquina fixa, colocada mais adiante. Cada máquina fixa estava localizada numa extremidade superior de um plano inclinado.
Plano inclinado é a denominação dada a um trajeto percorrido por uma composição ferroviária, que vencia uma subida íngreme com o auxílio de máquinas a vapor fixa, que tracionavam um grosso cabo de aço que era amarado na composição e que auxiliava na subida ou descida naquele trecho.
O primeiro sistema funicular era composto por quatro planos inclinados e tinha 8 Km de extensão.
O sistema tinha o apoio de um vagão especial chamado locobreque, em que cada lado do vagão dispunha de garras na sua parte inferior. Assim, se algum cabo arrebentasse, essas garras engatavam nos trilhos, impedindo que a locomotiva despencasse serra abaixo. Inicialmente este vagão não tinha força motriz. Quando a Serra Nova entrou em operação, o vagão passou a ter força motriz.
O 2° sistema funicular ou também denominado, "Novos Planos Inclinados", possuía cinco planos inclinados.
As novas máquinas de tração, também eram a vapor e também eram muito maiores para puxar uma maior carga.
Outro sistema funicular, este de grande inclinação, construído em 1923 na cidade de Santos, dá acesso ao antigo prédio de um cassino, no Monte Serrat. A inclinação deste sistema é de aproximadamente 30%, sendo os bancos dos vagões construídos de forma a se adaptar a esta inclinação.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Funicular_da_Serra_do_Mar"
O primeiro sistema funicular, que foi denominado de Serra Velha, iniciou atividade comercial no ano de 1867, quando a Sao Paulo Railway começou a operar. Esse sistema comportou o tráfego de passageiros e cargas até a década de 1890, quando um segundo sistema funicular, de maior porte, começou a ser construído. O novo sistema foi denominado de "Serra Nova". Começou a operar em 1901.
O 1º Sistema Funicular ou Serra Velha, constituíu-se na construção de quatro planos inclinados interligados por patamares, onde estavam instalados um sistema de máquinas fixas acionando os cabos de aço, que puxavam a composição ferroviária.
Nos chamados patamares, eram efetuadas as trocas dos cabos de sustentação e assim a composição novamente subia ou descia a serra, agora sendo tracionada por outra máquina fixa, colocada mais adiante. Cada máquina fixa estava localizada numa extremidade superior de um plano inclinado.
Plano inclinado é a denominação dada a um trajeto percorrido por uma composição ferroviária, que vencia uma subida íngreme com o auxílio de máquinas a vapor fixa, que tracionavam um grosso cabo de aço que era amarado na composição e que auxiliava na subida ou descida naquele trecho.
O primeiro sistema funicular era composto por quatro planos inclinados e tinha 8 Km de extensão.
O sistema tinha o apoio de um vagão especial chamado locobreque, em que cada lado do vagão dispunha de garras na sua parte inferior. Assim, se algum cabo arrebentasse, essas garras engatavam nos trilhos, impedindo que a locomotiva despencasse serra abaixo. Inicialmente este vagão não tinha força motriz. Quando a Serra Nova entrou em operação, o vagão passou a ter força motriz.
O 2° sistema funicular ou também denominado, "Novos Planos Inclinados", possuía cinco planos inclinados.
As novas máquinas de tração, também eram a vapor e também eram muito maiores para puxar uma maior carga.
Outro sistema funicular, este de grande inclinação, construído em 1923 na cidade de Santos, dá acesso ao antigo prédio de um cassino, no Monte Serrat. A inclinação deste sistema é de aproximadamente 30%, sendo os bancos dos vagões construídos de forma a se adaptar a esta inclinação.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Funicular_da_Serra_do_Mar"
Um comentário:
segundo dizem, as rodas que puxavam os cabos de aço, de cerca de 4 metros de diametro, era feitas de Madeira. Ainda estao la..
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