segunda-feira, 30 de abril de 2007

Informações e Museus de Paranapiacaba
A vila de Paranapiacaba surgiu com a construção da ferrovia Santos-Jundiaí. Inaugurada em 1867, a estrada estabeleceu uma ligação entre o planalto e o Porto de Santos visando principalmente o escoamento do café.
Os galpões que abrigaram os dois sistemas funiculares - desativados com a instalação em 1974 de um sistema de tração mista denominado cremalheira - se transformaram no Museu Ferroviário de Paranapiacaba. O Museu abriga o que é considerado o maior sistema funicular do mundo que se encontra no seu lugar original.
A roda de inércia, movida a vapor, puxava o cabo de aço de duas pontas. Um veículo serra-breque acoplava-se a cada uma das extremidades do cabo e era o responsável por puxar ou frenar a composição. As rodas de inércia, de capacidade bem maior, tracionavam cabos de aço sem fim ou, como chamavam os ingleses, endless ropes
Visitação 9h às 15h. Fechados na segunda e sexta-feira.
Ingresso R$ 2,00 (válido para visitar os dois museus)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sei tudo sobre esse trecho da descida da serra,já fiz esta trilha várias vezes conheço cada tunel desta descida bem como toda a linha ferrea e seus perigos.
lamento que todos que falam deste lugar citam até paranapiacaba e não falam do principal que é a descida da serra, aliás, paranapiacaba só existe por que os inglezes construiram a descida da serra e esta vila era a residencia de muito deles que diariamente desciam a ferrovia para terminar a construção da mesma, se alguém quizer tenho fotos e videos deste lugar, estão no youtube com o titulo "as aventuras de indiana jones"