Supermáquinas sem motor Quem disse que a Ferrari, Mercedes e Audi não têm veículos de duas rodas? Conheça agora os brinquedinhos produzidos por essas marcas e saia pedalando com eles – ou você pensou que estávamos falando de motos?
“Nem só de pão vive o homem”, disse o apóstolo Mateus, na Bíblia. A cultura popular é capaz de adaptar essa frase às mais diversas situações. Com o perdão do enorme salto contextual, ela também se aplica ao mundo automobilístico, afinal, nem só de quatro rodas vive uma montadora.Talvez por capricho – de colocar a marca, elevada ao status de grife, nos mais diversos produtos –, por aventura – afinal, inovar pode ser algo bom – ou até por necessidade, não dá para negar que muitas empresas famosas por fabricar carrões de luxo estiveram (ou ainda estão) no mundo das duas rodas. Isso mesmo, Audi, Ferrari e Toyota, por exemplo, produzem (ou produziram) bicicletas – ou você achou que estávamos falando de motos?A Honda começou sua história com uma. Em 1948, Soichiro Honda, dono de uma fábrica de motores, encontrou uma brecha para sobreviver no Japão derrotado na II Guerra Mundial, empobrecido e sofrendo com uma crise energética. Sua empresa, falida, lhe rendeu o sucesso de seu futuro. Soichiro resolveu pegar sua bicicleta e nela acoplou um propulsor – esta era a tataravó das motocicletas atuais. A Honda foi logo seguida por marcas como a Toyota (que conserva até hoje seu primeiro modelo de “bike motorizada” em um museu, no Japão) e a Mitsubishi.Outras marcas começaram mesmo produzindo carros e foram eles que realmente alavancaram essas empresas. Esses veículos fizeram isso tão bem que a marca deixou de ser mais uma entre muitas para ser uma grife. É o caso da italiana Ferrari. Desde roupas e perfumes aos mais diversos acessórios, o logo do “cavalinho rampante” é, sem dúvida, imponente – e desejado. A mais nova jogada da corporação de Maranello não alcança velocidades absurdas e nem conta com 500 cv de potência, basta um homem para pedalar. Ela foi produzida pela Colnago, uma fabricante italiana de bicicletas, e tem pintura básica nas cores vermelha e preta, com o logotipo amarelo no cano. Além disso, tem freio a disco ventilado, sistema de marchas da Shimano e acabamento impecável. Uma jóia que sai por uma bagatela de US$ 8 500 (aproximadamente R$ 18 000).Mas não só a Ferrari que apostou em sua marca. Pintada nas cores amarela e azul, a bike Renault F1, mostrada no Salão de Genebra, em março deste ano, é um protótipo que tem tudo para ser vendida em breve. Sua estrutura é feita de fibra de carbono e, segundo a Renault, ela tem o equilíbrio perfeito entre a tecnologia e os materiais utilizados.E para quem pensa que a marca francesa ou a italiana são os maiores exemplos dessas “super-bicicletas”, saiba que as montadoras alemãs estão entre as que mais apostam neste saudável e politicamente correto meio de transporte.As bikes alemãs As montadoras germânicas certamente são famosas por colocar em seus modelos os melhores motores, com cavalos sobrando sob o capô e velocidade extravasando pelas frestas dos superesportivos. Mesmo assim, Audi, Porsche e Mercedes-Benz, por exemplo, desenvolveram bicicletas dignas do design e da tecnologia das criadoras dos RS4, 911 e SL 55, respectivamente. Em sua 2ª geração, as "magrelas" da Audi fazem sucesso. Dotados de suspensão hidráulica traseira e tecnologia quattro GmbH (para o câmbio), os modelos Cross e Cross Pro são feitos de alumínio. Com mais de 20 modelos, a Porsche é uma das que mais investe nesse ramo. Desde modelos simples, como o X, até o FS Evolution, o top de linha. Este último, por exemplo, tem sua estrutura toda feita em fibra de carbono e conta com equipamentos como suspensão pneumática com MPS (Multi-Positioning-System) e rodas de três aros, do mesmo material.A BMW também não poderia ficar de fora desse mercado, entretanto, a fatia explorada pela empresa é inédita: ela produz bicicletas infantis. Seu público alvo são crianças de 3 a 6 anos. Mesmo assim, as bicicletinhas não deixam de contar com a desenvolvida tecnologia da montadora, que produz as unidades com muitos equipamentos de segurança. Para divertir seu filho com uma BMW, basta desembolsar US$ 300 (aproximadamente R$ 650) pela Kids' Bike, como é chamado o brinquedo. De longe, a "magrela" da Mercedes-Benz é a mais equipada dentre todas as citadas. De perto também! Para começar, ela vem equipada com um câmbio Shimano Cyber-Nexus, de 8 velocidades, que possui um computador de bordo. Seu nome: Automatic Bike.O tal computador, instalado no guidão, fornece informações como velocidade, marcha engrenada ou cadência das pedaladas, além de ser responsável por selecionar a mudança correta de marcha. Ele conta ainda com um sistema de iluminação que acende os faróis (dianteiro e traseiro) de acordo com as condições de luz do local. Assim como as outras bikes, essa só está à venda na Europa, nas lojas da Mercedes. Para quem quiser – e puder – comprar uma dessas, os preços sugeridos vão de 1 800 euros, na versão Basic, a 2 100 euros na "full equiped". Ainda assim, ela é mais barata que a da Ferrari.
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